sábado, 20 de junho de 2009

PROJETO AÇÕES DE CIDADANIA


ETEC promove projeto de educação no trânsito IPAUSSU — Durante seis meses, 120 alunos da escola receberam instruções sobre o trânsito

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Crianças participaram do projeto

Os 120 alunos do 2º ano do Ensino Médio da ETEC “Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho”, de Ipaussu, participaram de um projeto de educação no trânsito inserido na disciplina “Ações de Cidadania”. Após assistirem aulas sobre o assunto, eles transmitiram o conhecimento adquirido aos estudantes de 1ª a 4ª séries de escolas municipais.
A matéria “Ações de Cidadania” faz parte da grade curricular da ETEC e tem como objetivo trabalhar, de maneira prática, temas sociais com os alunos. A cada ano, um tema é abordado. Para 2009, foi escolhido “Educar para Transformar, Transformar para Educar”.
O professor Carlos Henrique Lopes explica que, em parceria com a professora Juliana Ripoli Rodrigues, desenvolveu o programa para este semestre. A proposta foi informar os alunos sobre educação no trânsito. Para isso, foram ministradas aulas sobre diversos assuntos, como direção defensiva, placas de sinalização, departamentos de trânsito, pedestres, lei seca, legislação, rodovias e uso de cinto de segurança.
Segundo os professores responsáveis pelo projeto, a educação é o instrumento capaz de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. Para eles, o trabalho desenvolvido sempre leva em consideração favorecer a comunidade de Ipaussu.
A segunda etapa foi a parte prática, que teve duração de um mês. “Através de várias atrações, como músicas, teatros, danças e circuitos, eles conseguiram transmitir o conhecimento adquirido aos outros alunos”, avalia Lopes.
O professor explica que as crianças entre 7 e 10 anos foram o público alvo. Assim, escolheram alunos da 1ª a 4ª série de escolas municipais da cidade. Os estudantes foram divididos em três turmas para receber as orientações. O projeto da ETEC foi desenvolvido na EMEF “Amador Bueno” e EMEF “Professora Anália Marquesi Ramos”, de Ipaussu. “As coordenadoras pedagógicas foram receptivas e as professoras elogiaram a iniciativa. Chegamos a receber convites para apresentar o projeto em outras cidades”, comemora.
Lopes está satisfeito com o resultado. “A educação para o trânsito, como ação sócio-educativa, é um compromisso com a cidadania, com a formação do homem desde a infância e adolescência, do seu compromisso consigo mesmo e com o outro”, aponta. Ele salienta que é papel do educador ser mediador deste processo e que o aluno é o maior parceiro nestes projetos.

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