quarta-feira, 9 de setembro de 2009
PROJETO COMUNICAÇÕES
Tema: Felicidade não tem idade
Alunos da ETEC de Ipaussu visitam o Lar São Vicente de Paulo, em Santa Cruz do Rio Pardo
Na manhã do dia nove de setembro, os alunos dos 3os anos do Ensino Médio da Etec Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho, da cidade de Ipaussu, tiveram uma aula diferente. Saíram das dependências da escola a fim de vivenciarem uma experiência singular. Visitaram o Lar São Vicente de Paulo, na cidade de Santa Cruz, acompanhadas das professoras responsáveis pelo Projeto Comunicações, que faz parte da grade curricular, com o tema neste bimestre “Felicidade não tem idade”.
Os alunos, que de início, chegaram um pouco tímidos e talvez preocupados com a nova experiência, acabaram interagindo de forma surpreendente através da música e do teatro. Proporcionaram momentos de alegria com a entrega de lembrancinhas, que foram confeccionadas por eles, e puderam entender na prática o que é cidadania através de atos como a doação de sabonetes e caixas de leite. Estes foram arrecadados através de um trabalho de conscientização com toda a comunidade escolar.
Com o objetivo de resgatar valores como: respeito, carinho, amor ao próximo, compreensão, solidariedade e espírito voluntariado, as educadoras, Adriana B. Vicioli e Raquel Fonseca, responsáveis pelo Projeto, estão desenvolvendo o assunto de forma gradativa, através ações de integração entre as gerações envolvidas, como o café da manhã oferecido aos idosos de Ipaussu, no auditório da escola, e também através de um bate-papo com a Dona Nilda, Presidente do lar São Vicente de Paulo, e com Rita, assistente social, que explicaram o funcionamento da Instituição, e finalmente, com Dona Maria do Socorro, que participa do grupo da 3ª idade de Ipaussu. Este processo ocorreu de forma que os alunos pudessem refletir e aprender com a experiência de quem sempre tem o que ensinar.
O encerramento do tema será no dia 23 de Setembro (próximo ao dia nacional do idoso - 27/09), no auditório da escola, haverá uma exposição de todas as etapas do projeto, a fim de levar a comunidade escolar a refletir sobre a situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário